Monday, October 09, 2006

Telegramas indianos - 19

Quarta-feira, 31 de março de 2004

Olá pessoal,

ontem à tarde depois de vos ter escrito andei a passear aqui por Jodhpur e fui parar sem querer no meio de uma procissão em honra do deus Rama que ao que parece é um deus bacano, pelo menos a avaliar pela festa que o pessoal fazia, aquilo era um misto de procissão e carnaval do Rio mas em versão muito, muito, muito pobrezinha. Eram assim uns 15 carros com uns tipos e umas meninas com um ar muito chateado e uns tipos na rua a dançaarem. Lá porque eu falei em carnaval se calhar os homens que neste momento me estão a ler, estao a aguçar o dente e a pensar numas meninas quase descalças ate ao pescoço abanando o ananás ( abacaxi), desiludam-se, nada disso, estava tudo muito vestidinho e compostinho.
Quanto aos deuses que são aos montes parecem ser todos responsaveis por tudo quanto é bom e serem todos muito porreirinhos, tirando a deusa Kali que é mázinha como as cobras e só de olhar para ela mete medo ao susto. Particularmente simpático é o deus Ganesh que além de ser deus de uma data de coisas boas é normalmente representado com uma forma mais ou menos humana mas com uma tromba de elefante, há até indianos que fazem algumas caricaturas do deus e falam do facto dele ter uma tromba com um certo humor ( indiano, hummm, pois, adiante).
Como em todas as outras cidades por onde fui passando sou uma atracção, não eu especialmente mas todos os estrangeiros, especialmente para as criancas, não há uma que falhe, mal eu passo por elas vem o inevitável alooo, seguido ás vezes de: foto, dez rupias.
Depois de ter dado uma volta alargada fui cerca das 17:00 para o hotel, tendo-me privado dos prazeres da maravilhosa vida nocturna (inexistente ) de Jodhpur.
Hoje de manhã logo pela fresca fui dar uma volta levado pelo condutor até ao forte de Jodhpur. É uma coisa enorme, imponente, bastante bem conservado com um museu interessante para visitar e uma belíssima vista sobre a cidade.
Agora vou dar uma volta e daqui a bocado encontrar-me com o condutor para me levar ao hotel e fazer um resto de tarde descansado de papo para o ar vendo um bocado de televisão de que tenho umas certas saudades. Embora haja alguns 40 canais aqui, só uns três é que são apresentáveis, mostrando filmes e séries norte-americanas, aliás esses canais não são indianos mas canais americanos via cabo, os outos canais, apresentam ou uma espécie de telenovelas em versao indiana, ou filmes indianos ( grrrr) . A India tem a maior produção cinematográfica a seguir aos Estados Unidos, infelizmente só para consumo interno porque a qualidade e o enredo sao deploráveis, outros canais ainda apresentam políticos ou dirigentes indianos a discursar ( mega interessante como calculam ) e ás vezes até uns tipos semi-nus de pernas cruzadas no que parece serem lições de yoga ou coisa que o valha pela televisão, enfim nada que possa suscitar muito o meu interesse, mas em compensação vingo-me e vejo os tais 2 ou 3 outros canais.
Amanhã lá vou para a ultima etapa da viajem, Pushkar, sei que é uma terreola relativamente pequena, terei provávelmente alguma dificuldade em escrever-vos mas envidarei todos os esforcos no sentido de achar uma maquineta nem que seja movida a carvão para vos escrever qualquer coisinha.
Por hoje é tudo.

Um abraço do

Henrique

0 Comments:

Post a Comment

<< Home