Friday, December 01, 2006

Histórias do reino do Siao - 14

KRUNG THEP MAHANAKHON AMON RATTANAKOSIN MAHINTHARA AYUTHAYA MAHADILOK PHOP NOPPHARAT RATCHATHANI BURIROM UDOMRAT CHANIWET MAHASATHAN AMON PIMAN AWATAN SATHIT SAKKATHATTYA WITSNUKAM

Ora bem, este amontoado de palavras sem nexo aparente para nós é apenas o nome completo e oficial da cidade que todos conhecemos pelo menos de nome como: Banguecoque. Não é de admirar por isso que ele figure no Livro Guiness dos Recordes como a cidade com o nome mais comprido.
Se por acaso duvidam, vão à Wikipedia em inglês http://en.wikipedia.org/wiki/Main_Page e escrevam Bangkok, para além de um montão de informações sobre Bangkok, tem lá a possibilidade de ouvir um tailandês ( ou tailandêsa já não me lembro bem! ) a pronunciar o nome todo completo da cidade.
Para quem não sabe a Wikipedia é uma enciclopédia online que existe em várias linguas, em português também, já agora aqui vai o link http://pt.wikipedia.org/wiki/Página_principal
Uma coisa que tenho vindo a notar e que se foi confirmando a cada dia, quem tiver outra opinião que diga por favor, é a diferente maneira de socializar assim como as diferenças no conceito de acolhedor entre um ocidental e um asiático.
Claro que isto daria pano para mangas e material para um compêndio de mil páginas, mas havia algumas coisas que eu queria aqui notar, o asiático socializa, convive imenso a comer, mas a ideia ocidental de se encontrar com um amigo ou uma amiga, para beber um chá, um café, uma cerveja e simplesmente conversar parece ser qualquer coisa que lhes é alheia. A ideia de se encontrarem num local parece ser só para cumprir a função vital ou seja matar a fome, eu vi tailandêses, tranquilamente sentados à beira de ruas com um movimento de centenas de carros por minuto, ingerindo as suas refeições, conversando, tagarelando, completamente alheios à barulheira infernal à volta deles, ao cheiro dos escapes etc.
Por outro lado, tambem não vi nenhuma esplanada, há jardins sim, claro, mas ninguém lhe passa pela cabeça pôr lá uma mesinhas e servir uns cafés, uns sumos ( sucos ) ou umas imperiais ( chopp ).
Em Macau que é uma peninsula e lógicamente está rodeada de água na sua maior parte e em Hong-Kong que é um conjunto de várias ilhas não vi um único lugar para onde as pessoas fossem simplesmente para fugir ao barulho dos automóveis e estar num ambiente aprazível a conviver com outras pessoas e olhar para o mar vendo o movimento dos barcos grandes e pequenos.
Em Banguecoque sei de uma esplanada, é um lugar especial fica no telhado de uma torre altíssima e tem de se pagar para entrar e o consumo lá tambem é caro, ou seja é uma coisa especial, fora do comum e dos hábitos do cidadão.
Isto de eu vir de férias sózinho é no que dá, dá-me tempo para contemplar tudo com toda a calma e ripanço e depois quem sofre e leva com elas em cima sao vocês.
Vá lá sejam bonzinhos e continuem a ler-me. Já me esquecia de vos dizer que estou contente e feliz por ter deixado as grandes cidades e esta viagem de autocarro durante 3 horas de Surat Thani até Krabi fez-me bem à alma, apanhei bebedeiras loucas de verde, coqueiros, bananeiras e mais um monte de outras árvores e plantas tropicais, só me falta ver água, mas isso vou ver amanhã, água, areia e solinho até dizer já chega.
Tenham um resto de dia feliz ou se já for muito tarde tenham uma noite feliz na companhia dos vossos maridos, esposas, namorados, namoradas etc etc e para quem não tiver essa companhia, faça de conta como eu faço.

Henrique

0 Comments:

Post a Comment

<< Home