Tuesday, October 10, 2006

Telegramas indianos - 12

Um camêlo tatuado

Terça-feira, 23 de março de 2004

UUUUfffffaaaaa, meus amigos!!!!

Os esforços que eu não faço só para manter a escrita em dia e vos enviar um mail que eu sei que vocês esperam com tanto anseio.
Vê-se mesmo que já não estou em Delhi onde tinha um café-internet mesmo ao lado do meu hotel com 16 mesas e uma conexão rapidíssima, mas aqui no meio da pampa.
Mas vamos por partes, a saída foi hoje de manhã ás 9 da manha, o meu condutor é um tipo muito pacato e de poucas palavras sem ser antipático, se calhar as poucas palavras são só devidas ao facto de embora ele dominar o ingles não o fazer com grande fluência, mas o que é certo é que é prestavel e faz tudo o que eu lhe peço, que aliás não é muito.
Agra e Varanasi ficam no estado indiano de Uttar Pradesh e agora entrámos no estado de Rajasthan e nota-se que nos estamos a aproximar do deserto, a vegetação é mais rara, palmeiras etc.
A estrada é de bastante má qualidade com toda a sorte de veículos, cabras, vacas, carroças puxadas a camelo etc, para além de muito estreita, só dá para passar um carro de cada vez.
Hoje a meio da manhã convidei o meu condutor para tomar uma limonada comigo, embora nada me obrigue a isso, não me parece bem mandar parar o homem que vem todo tempo a conduzir, pôr-me deliciado a beber qualquer coisa frêsca e vê-lo a olhar debaixo desta torreira.
Finalmente lá pelas 3 da tarde chegámos a Swai Madhopur ou melhor dito ao Parque Nacional de Ranthambore. Estava convencido que ainda podia tomar parte no safari da tarde, mas chegámos já tarde de maneira que vou ter que esperar por amanhã cedo.
Por roda das 6:30 da manhã ( malandro do tigre, se me obriga a levantar tão cedo e não aparece, nem sei o que lhe faço ) o canter , um veículo de caixa aberta, um jipão para cerca de 20 pessoas que eles usam aqui no parque, passa no meu hotel e leva-me para o meu safari indiano. Claro que há noite não faltarao notícias sôbre se vi o tigre ou não, quase de certeza que não vou ver, mas nunca se sabe, de vez em quando há pessoas com sorte e vêem um ou dois, do que se passar vos darei conta. A propósito, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, quando visitou a India após terminar o seu mandato fez uma visita aqui a Ranthambore.
Para deixar sair um pouco a minha frustação fui tentar mandar-vos um mail, lá encontrei um tipo numa loja que vende tapetes e bricabraque semelhante que tinha num primeiro andar por cima da loja um PC com uma página inicial muito bonita, tudo muito bom, só que o servidor estava em greve, não mexia nem tugia, achei outro um pouco mais adiante mas que estava talvez fechado para férias ou descanso do pessoal, depois disso lá andei mais um quilómetro nesta caloraça incrível só para não vos deixar sem o vosso riquinho mail que vocês esperam tremendo qual viciado em heroína à espera da sua dose.
Estou quase a terminar, queria só dizer que tive um óptimo jantar ontem, frango desossado e cozinhado numa molhanga qualquer muito boa, para acompanhar comi um naan, uma espécie de pão indiano ( não, o padeiro definitivamente não era português e esta é uma gracinha só compreensível para os meus amigos do Brasil).

Abraços para todos do

Henrique

0 Comments:

Post a Comment

<< Home