Tuesday, October 10, 2006

Telegramas indianos - 9

Mercado em Varanasi
Búfalo passeando nas ruas de Varanasi

O banho dos búfalos no Ganges


Sexta-feira, 19 de março de 2004

Falando um pouco sobre Varanasi.

No tempo da colonização inglesa, até à independência em 1948 a cidade chamava-se Benares, de há uns anos para cá retomou o nome original, Varanasi.
Com os seus 2 milhões de habitantes é uma vilória quase se compararmos com os 13, 14 ou 15 milhões de Delhi( quem sabe ao certo? ). No entanto não se pense que é uma cidade pacata, o trânsito é tão intenso e caótico como o de lá, enfim, por esse lado não seria motivo para fazer 700 e tal kms e andar 13 horas de combóio ( trem ). Acontece que o que faz Varanasi tão interessante para nós turistas é o facto de ser ao que parece a cidade-viva mais antiga do mundo ( mais de 2.000 anos ) e os Ghats.
Mas que sao os ghats? Os ghats que são cerca de 100, são escadarias em direcção ao rio Ganges onde as pessoas fazem os seus banhos rituais e além disso e porque Varanasi é a mais santa das sete cidades santas do hinduísmo, a existência de 2 ghats só para a cremação de corpos humanos. Para os hindus é muitíssimo importante para a sua vida futura serem cremados em Varanasi, se forem cremados aqui têm a absoluta certeza que não irão nascer na próxima encarnação como macacos, cães ou George Bush, o que convenhamos não é nada mau. Acontece que essas cremações sao públicas, fui à tarde lá e visitei os dois e agora à noite fui dar um passeio até ao que fica aqui mais perto do hotel e estavam a cremar 6 pessoas, a mais perto de mim aí a uns 10 metros.
Dispenso-me de dar mais explicações aqui em geral, pelo conteúdo eventualmente chocante que alguns detalhes pudessem ter. Quem quiser saber mais pormenores, pergunte-me por mail que eu se souber responder, terei o maior prazer nisso.
Nos outros ghats estão permanentemente centenas de Hindus divididos claro pelos ghats todos tomando os seus banhos, lavando roupa etc.
Para os Hindus o rio Ganges é a nossa mãe ( nossa deles, está claro, o pai ao que parece é incógnito ) e por isso uma boa lavadela lava também os pecados todos, é assim uma espécie de confissão, reza-se 3 padres nossos e 5 Ave Marias e temos os problemas resolvidos ate à próxima, aqui para eles uma boa banhoca com sabonete e tudo, também os limpa dos pecados todos até tornarem a fazer algumas asneirolas grandes.
Até aí não viria grande mal ao mundo, o que se passa é que todos os canos de esgôto vão dar ao Ganges, imaginem numa cidade de 2 milhões de habitantes em que estado é que está o rio, claro que já foram feitos estudos por cientistas ocidentais sobre o grau de contaminação da água e os resultados são assustadores, várias centenas ou milhares de vezes superiores ao que é permitido ou aconselhável para a saúde pública.
Mas vá-se lá dizer isso aos Hindus, nem pensar, isso seria verdade noutro rio qualquer e a poluição está lá, eles não desmentem, mas não faz mal a ninguém porque o Ganges é muito mais poderoso e sagrado do que a poluição.
Amanhã tentarei ir dar uma volta de barco pelo rio, uma prática muito corrente aqui e ver os ghats do rio. De tal ou do que mais acontecer vos darei notícia como sempre com a riqueza de pormenores que me é costumada, sim que eu quero que compartilhem comigo tudo o que de bom e mau me está a acontecer.

Um abraço do

Henrique

0 Comments:

Post a Comment

<< Home